De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das águas (Aesa) cerca de 26 açudes da Paraíba se encontram em situação crítica, enquanto 20 estão sendo observados até este sábado (14). Entretanto, 87 reservatórios se encontram em situação de normalidade e 2 estão sangrando.
Para ser considerado uma situação crítica é necessário ter menos de 5% do volume total, que é o caso do Açude Bastiana e Açude de Sabonete do município de Teixeira, Açude Riacho de Santo Antônio do município de Riacho de Santo Antônio e o Açude São José IV do município de São José do Sabugi que estão entres os 26 açudes em estado crítico.
Açudes com mais de 20% do seu volume total estão em normalidade. Nesse cenário se encontra o Açude Epitácio Pessoa, também conhecido como Boqueirão, que tem atualmente 30% da sua capacidade total. O Açude Jangada da cidade de Mamanguape junto com São José II do município de Monteiro estão sangrando.
Ainda segundo a Aesa, há uma probabilidade de que nos primeiros três meses do ano de 2023, as chuvas ocorram de forma normal ou até mesmo acima da média nas regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri e Curimataú.
Blog do Alisson Nascimento





