Pesquisar

Deputados do PT alegam que Bolsonaro é responsável pelas condições dos Yanomami e entram com representação criminal

No último domingo (22), quatro deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, devido às condições em que foram encontrados os povos Yanomami, em Roraima.

Os deputados do PT, Alencar Santana (SP), Maria do Rosário (RS), Reginaldo Lopes (MG) e Zeca Dirceu (PR), consideram que a conduta de Bolsonaro contribuiu para contaminação dos rios e, consequentemente, resultou nos impactos na alimentação por meio da pesca e nas condições de sanitárias dos povos Yanomami.

A suspeita de crime de genocídio contra os povos Yanomami, envolve além de Bolsonaro, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) e os ex-presidentes da Funai durante o governo Bolsonaro.

Os deputados consideram, portanto, que esses gestores são diretamente responsáveis, por ação ou omissão, pelas mortes e infortúnios vivenciados pelos povos Yanomami e outras comunidades indígenas e deverão ser qualificados e responsabilizados.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...