O Governo Federal pretende lançar um programa com passagens aéreas de baixo custo para uma parte da população. As informações são do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O ministro disse ainda que o programa já está pronto, esperando apenas o aval do presidente Lula (PT).
Marcos França ainda declarou que o programa “será uma revolução na aviação brasileira”. “A meta é encontrar passagens a R$ 200, R$ 400 ida e volta, de qualquer lugar do país. O que estamos buscando é comprar a ociosidade dos espaços. As companhias brasileiras chegam na faixa de 30 milhões de passageiros, cada uma delas, operando com 78% a 80% de vagas ocupadas. Outras 20% saem vazias. Eu quero essas vagas para as pessoas que não voam”, afirmou.
É previsto que o programa vise beneficiar servidores públicos, estudantes, aposentados e pensionistas. Além disso o programa planeja que a venda das passagens desses assentos ociosos seja feita por meio de bancos públicos ou aplicativos, vinculando, conforme a comprovação de renda já atestada pelo governo federal, ao pagamento de parcelas.
“A ideia é fazer um acordo com as empresas para vender o espaço excedente com o governo intermediando. No fundo isso já existiu. A Caixa Econômica fez isso, muito tempo atrás. Um programa chamado Melhor Viagem, destinado a idosos. Conversei com a presidente da Caixa, acho que vai ser fácil. O que importa é a decisão política e as três (companhias) têm que querer”, concluiu o ministro.
Blog do Alisson Nascimento





