Na última terça-feira (28), as prefeitas dos municípios da Paraíba apresentaram, em Brasília, um projeto do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’, criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e pela Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
O projeto foi apresentado durante a 24° Marcha em Defesa dos Municípios e contou com a presença do presidente da Famup, George Coelho, da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, e da secretária Executiva da Pasta, Cris Almeida.
O selo social proposto pelas gestoras tem o objetivo de estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras, considerando as potencialidades de cada município.
O selo propõe que as prefeituras desenvolvam práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.
As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.
As gestoras responsáveis pela apresentação foram: Anna Lorena, de Monteiro, Maria Rodrigues, de Alagoinha; Joyce Renally, de Duas Estradas; Talita Lopes, Boa Ventura; Gilene Cândido, Borborema; Aline Povão, de Cruz do Espírito Santo; Maria da Luz, de Riachão; e Michele Ribeiro, de Pedro Régis.
Blog do Alisson Nascimento




