De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,6% no trimestre móvel terminado em fevereiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Portanto, no trimestre de dezembro a fevereiro, o desemprego atingiu uma marca onde o número absoluto de desocupados teve alta de 5,5%, chegando a 9,2 milhões de pessoas. Já no trimestre anterior, entre setembro e novembro, o aumento havia sido de 0,5 ponto percentual, contabilizando 8,1% na taxa de desocupação.
No entanto, vale ressaltar que esse é o menor resultado para o trimestre entre dezembro-janeiro-fevereiro, desde o ano de 2015 (7,5%). Lembrando que no mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 11,2%.
Já o total de pessoas ocupadas no país registrou um recuo de 1,6% contra o trimestre anterior, passando para 98,1 milhões de brasileiros. Cerca de 1,6 milhão deixaram o grupo. Na comparação anual, houve crescimento de 3%.
Blog do Alisson Nascimento





