Nesta terça-feira (18), o ministro, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou para tornar réus os denunciados pelos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais depredaram as sedes dos três poderes.
O julgamento teve início no plenário virtual, 100 dias após os acontecimentos em Brasília. Os atos causaram um prejuízo de R$ 26,2 milhões nas sedes dos Três Poderes. Os ministros têm até o dia 24 para inserirem seus votos no sistema eletrônico da Corte.
Caso o voto de Alexandre de Moraes prevaleça, os 100 denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Vale ressaltar que esse é o julgamento do STF com o maior número de denúncias analisadas, ao mesmo tempo, pelos ministros. Com a ação penal aberta, novas provas serão reunidas, como a tomada de depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação,
Blog do Alisson Nascimento




