Além do acervo permanente a Casa da Cultura abre essa primeira temporada com duas exposições fotográficas através de 30 quadros e dezenas de folhetos, encartes e revistas.
A novidade é que pela primeira vez o município de Alcantil está fazendo parte da 21º Semana Nacional de Museus com o tema “ Museus Sustentabilidade e Bem-Estar”.
A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
[26 anos do Balé Popular de Alcantil]

A exposição mostra fotos do espetáculo “O Auto de Nossa Senhora da Luz” a história da criação do mundo, junção dos quatro elementos (agua, ar, terra e fogo), e da vida, através do homem nordestino para habita-lo, a trajetória desse homem fadado ao pecado, a mazela e a privação, cercado de crenças até que a vida o torna um cangaceiro revoltado por sua condição, quando entra em cena a força divina representada pelo próprio Deus que envia Nossa Senhora da Luz.
O espetáculo é uma livre adaptação baseados em contos populares nordestinos e baseado na história da padroeira de Guarabira interior da paraíba, Nossa Senhora da Luz.
Com esse espetáculo o Balé Popular de Alcantil realizou a apresentações em mais de 80 cidades da paraíba e nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O visitante também vai encontrar fotos dos espetáculos do repertorio do Balé Popular de Alcantil como: Frevo Pernambucano, Bumba Meu Boi da Paraíba, Coco de Roda e Indígena.
[Família Beatos]

A exposição aborda fotos histórias da primeira igreja de Alcantil e das fazendas de seu Breno no município – A primeira igreja, datada de 1876 e dedicada à Nossa Senhora da Piedade, foi construída no sítio Piedade, construída por uma família potiguar, chamada de Beatos.
Devido a fortes chuvas houve o desabamento da primeira Igreja de Alcantil dedicada à Nossa Senhora da Piedade e conhecida popularmente como Igreja dos Beatos.
Já as Fazendas Gaião e Lagoa do Junco – situada no município de Alcantil quando ainda era distrito de Boqueirão, construída pelo visionário e fazendeiros Benicio Cicero do Carmo (seu Breno) com uma área de 1.700 hectares tendo como principais produções: agave, milho, feijão, algodão, palma forrageira e pecuária. Seu Breno que não era comerciante nem industriário, mas tão somente um fazendeiro cem por cento, durante 40 anos foi selecionador de raça Nelore. Tinha nas fazendas 6 reprodutores afamados: CACIK, AFOITO, ZÉ NONI, TANGO, ZUZA, SHANGUY e 250 matrizes inclusive 100 registradas.
[Funcionamento da Casa]
A casa funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h




