Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na última terça-feira (30), o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi anfitrião de 10 chefes de Estado da América Latina. O encontro se deu para discussão de interesses em comum, o presidente brasileiro iniciou a reunião propondo: economia, regulação, moeda comum, atualização da cooperação, meio ambiente, infraestrutura, saúde, educação, energia e defesa.
A repercussão acerca do presidente venezuelano Nicolás Maduro rendeu discordâncias sobre colocações de Lula sobre o líder: “Então, o que eu disse para o Maduro é que existe uma narrativa no mundo de que na Venezuela não tem democracia e que ele cometeu erros.” O presidente do Uruguai e do Chile direcionaram críticas a fala, “Devo dizer que fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”, afirmou Luis Lacaelle Pou.
Após a reunião, ao tentar impedir que profissionais da imprensa se aproximassem em entrevista coletiva, seguranças de Nicolás Maduro agrediram a jornalista Delis Ortiz, que recebeu atendimento médico ainda no Itamaraty e está bem. O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota lamentando o ocorrido e afirmou que tomará providências de apuração.
Blog do Alisson Nascimento




