O Ministério Público da Paraíba, interrompeu a prática de acender fogueiras, a medida foi tomada em decorrência da saúde pública. A tradição das fogueiras acesas se iniciam, geralmente, na véspera de Santo Antônio, 12 de junho.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba está em alerta devido ao aumento de 30% no número de óbitos, que o estado registrou desde o mês de maio, devido a pacientes com síndromes respiratórias.
A recomendação foi feita para controlar esse aumento nos casos e preservar a saúde respiratória da população, principalmente das pessoas que apresentam condições respiratórias delicadas. E a fumaça provocada pela fogueira dificulta a realização deste trabalho.
Campina Grande foi uma das cidades que acatou a recomendação feita pelo Ministério Público, que proíbe além das fogueiras urbanas, o uso de fogos de artifício durante o mês de junho e já deve iniciar as fiscalizações.
Para adotar a medida, Campina conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do município. Além disso, uma força-tarefa integrada por servidores da Prefeitura e pelas forças de segurança do Estado, atuarão em conjunto para a fiscalização e o cumprimento da recomendação.
O MP informa que a medida recomendada não tem a intenção de findar a tradição, mas sim adaptá-las às necessidades de saúde da população. E que existem outras formas mais saudáveis para festejar e celebrar o São João.
Blog do Alisson Nascimento




