A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz em mais seis cidades da Paraíba. A partir de 31 de julho, as operadoras que adquiriram licenças nessa faixa poderão solicitar à Anatel a ativação dessas frequências.
Embora as cidades estejam se preparando para receber a tecnologia 5G, as empresas que têm concessão para oferecer o serviço no estado (Claro, TIM e Vivo) estão focadas principalmente em João Pessoa e Campina Grande, com a promessa de uma expansão gradual nos próximos meses e anos.
Para facilitar o acompanhamento das cidades que estão sendo autorizadas, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) disponibiliza um painel de dados com a lista de cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e o planejamento para as áreas que serão liberadas.
Segue a lista das novas cidades paraibanas liberadas pela Anatel:
- Barra de Santana
- Ingá
- Itatuba
- Itabaiana
- Pilar
- Mogeiro
Com a chegada do 5G, as pessoas que recebem o sinal de TV aberta por antenas parabólicas precisarão fazer adaptações nos equipamentos para evitar interferências no sinal.
Os indivíduos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que recebem o sinal de TV aberta por antena parabólica podem solicitar gratuitamente um kit de adaptação do equipamento através do programa Siga Antenado. Para isso, é necessário agendar um atendimento por meio do site da Siga Antenado ou ligar para o telefone 0800-729-2404.
Blog do Alisson Nascimento





