A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi multada pela Prefeitura de Campina Grande em mais de R$ 2 milhões por crime ambiental. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) emitiu o auto de infração, cobrando a multa equivalente a 33 mil Unidades Fiscais de Campina Grande, devido ao despejos de resíduos e esgoto no Açude Velho.
Essa não é a primeira vez que a Cagepa recebe uma autuação da Sesuma. No mês de junho de 2022, a empresa já havia sido autuada, contestou o auto de infração, mas o parecer técnico de outubro de 2022 confirmou a infração.
Na ocasião da contestação, a Cagepa argumentou a “ausência de descrição completa e detalhista do fato”. No entanto, a Sesuma apresentou um laudo técnico elaborado pela Universidade Estadual da Paraíba, que comprovou o despejo de esgotos nas galerias de águas pluviais que deságuam no manancial.
Recentemente, em junho deste ano, um novo auto de infração foi emitido pela Sesuma aplicando a multa e concedendo à Cagepa um prazo de dez dias para pagamento ou resolução do problema.
Até o momento, a Cagepa ainda não foi notificada e a Assessoria de Imprensa da empresa em Campina Grande informou que estão aguardando a notificação.
Blog do Alisson Nascimento





