Pesquisar

Anvisa adota medidas para tornar os rótulos de medicamentos mais seguros e informativos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mudanças na rotulagem de medicamentos com o objetivo de fornecer informações mais claras aos consumidores e garantir o uso seguro dos remédios. Para medicamentos sem prescrição médica, informações sobre a classe terapêutica e a indicação serão colocadas na parte da frente da embalagem, facilitando a identificação pelo consumidor. A quantidade total do medicamento também será destacada na embalagem, auxiliando os consumidores na comparação de preços.

Além disso, a técnica Tall Man Lettering (TML) será obrigatória nos rótulos de medicamentos restritos ao uso em hospitais e demais unidades de saúde. Essa técnica consiste em escrever parte do nome do medicamento em letras maiúsculas para evitar erros de medicação causados por confusões entre nomes de princípios ativos semelhantes.

No caso dos remédios vendidos ao governo federal, as frases que utilizam os termos “venda sob prescrição” serão substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”. Essas alterações visam melhorar a clareza das informações nos rótulos e garantir a segurança e o uso adequado dos medicamentos pelos pacientes.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...