Na última quarta-feira (30), o presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (AMCAP), Adriano Wolf, desempenhou um papel central na mobilização intitulada “Sem FPM não dá”. O evento contou com a participação de prefeitos representando os municípios dessa região, visando reivindicar melhorias nos repasses federais.
Durante a manifestação, Wolf destacou a importância desse movimento, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à diminuição dos recursos repassados pelo governo federal. Em um ano de aumentos significativos:
“Estamos aqui reivindicando melhorias nos repasses para os municípios, o governo federal tem diminuído muito os repasses, os municípios estão sofrendo, principalmente em um ano que tudo aumentou. Aumentou salário, aumentou teto de salários para professores e agora o piso da enfermagem. E por isso, não temos recurso suficiente, nem igual o do ano passado, o recurso em relação ao ano passado tem diminuído sendo que tudo aumentou”, disse ele.
Com cerca de 200 prefeitos, assessores, vereadores e vice-prefeitos presentes, a mobilização ocorreu de forma pacífica, tendo como objetivo principal chamar a atenção do governo federal para a necessidade de atender às demandas dos municípios. Adriano enfatizou que os municípios são o local onde tudo acontece, onde as pessoas buscam serviços essenciais, e, portanto, é fundamental garantir recursos adequados para melhorar o atendimento e os serviços oferecidos à população e que eles estão buscando isso de maneira justa, “Estamos buscando uma reivindicação justa, para uma melhoria não nossa, mas para a gente melhorar o atendimento e os serviços dos nossos municípios”, destacou.
O presidente da AMCAP destacou ainda que, como forma de demonstração simbólica, as prefeituras suspenderam apenas as atividades administrativas, mantendo o funcionamento das escolas e dos serviços de saúde. No entanto, ele ressaltou que o repasse recente não foi suficiente para cobrir a folha de pagamento dos servidores, o que acaba prejudicando diretamente a população.
Blog do Alisson Nascimento




