Brasil liderará o G20 pela primeira vez desde sua criação em 1999 e discutirá temas cruciais para o futuro global
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aterrissou em Nova Délhi, na Índia, nesta sexta-feira (8), com um propósito de grande relevância internacional: a participação na 18ª edição da cúpula do G20, agendada para os dias 9 e 10 de setembro. O avião que transportava Lula pousou aproximadamente às 21h, horário local, equivalente a 12h30 no horário de Brasília.
Após a conclusão da cúpula, o Brasil assumirá, de forma simbólica, a presidência rotativa do G20, um grupo composto por representantes de 19 nações e da União Europeia, cujas economias conjuntas compreendem cerca de 80% da economia global.
Segundo informações do governo, esta será a primeira vez que o Brasil presidirá o G20 desde a criação do grupo em 1999. O mandato brasileiro terá duração de dezembro de 2023 até novembro de 2024, e a cidade do Rio de Janeiro sediará a cúpula do grupo no próximo ano.
Temas em discussão:
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou em entrevista à emissora oficial do governo que Lula abordará temas como desenvolvimento sustentável e combate à desigualdade durante a cúpula do G20. Além disso, o presidente também deverá reforçar o apelo pelo fim do conflito entre Ucrânia e Rússia, conforme Vieira informou.
A programação do encontro na Índia engloba três reuniões temáticas, sendo duas no sábado e uma no domingo, que abordarão tópicos como preservação do planeta, proteção das pessoas e promoção de um futuro melhor. As discussões estarão concentradas em questões ambientais, desenvolvimento inclusivo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação, liderança feminina, tecnologia, infraestrutura digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho.
O governo brasileiro também divulgou que o G20 tem a expectativa de estabelecer um grupo de trabalho para promover o empoderamento das mulheres e confirmar a adesão da União Africana como membro pleno do bloco.
Atualmente, os membros do G20 são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
Blog do Alisson Nascimento





