O mês de novembro além de ser conhecido pela campanha do “Novembro Azul” que tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de Próstata, também é mundialmente lembrado pela campanha “Novembro Roxo”, que alerta sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, bem como pretende deixar as famílias cientes sobre as consequências no nascimento antecipado.
Neste ano, o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, tem como tema “Pequenas ações, Grande Impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”.
Em Campina Grande, o Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) vai trabalhar esta temática durante todo o mês com ações de conscientização que também irá se estender para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam consultas de pré-natal. Entre as atividades, destacam-se as palestras e rodas de conversa com as gestantes e suas famílias.
O Isea é referência em atendimento de alto risco para a gestante e os bebês recém-nascidos. Lá é disponibilizado suporte clínico especializado e estrutural para os casos de prematuridade, com UTI Neonatal, Semi-intensiva, Berçário Intermediário e a Ala Canguru. O leite materno é oferecido a partir do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, que atende também a necessidade de outras maternidades da cidade.
O parto é considerado prematuro quando o bebê nasce antes de 37 semanas de gestação e é uma das principais causas de mortalidade infantil. Em Campina Grande o último caso de morte de bebês causada pela prematuridade aconteceu no ano de 2021, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
As principais causas de prematuridade são o tabagismo, o consumo de álcool, o uso de entorpecentes, o estresse, as infecções urinárias, diabetes, obesidade e hipertensão durante a gestação.
A prematuridade é um grande problema de saúde pública e muitas famílias não têm conhecimento sobre o assunto, por isso, é importante a conscientização das gestantes para que realizem o pré-natal corretamente, com a realização de exames e o acompanhamento médico, esta é a melhor forma de prevenção de casos de prematuridade.
Blog do Alisson Nascimento





