O secretário estadual da Saúde da Paraíba, Ari Reis, anunciou a substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses a partir de 1º de julho em todo o estado. A medida, segundo ele, amplia a proteção contra formas graves da meningite e integra as ações estratégicas de combate à doença no Brasil.
Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a incluir duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses e, agora, uma dose de reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. Esta última oferece cobertura contra quatro sorogrupos da bactéria meningococo: A, C, W e Y.
“A adoção da vacina ACWY é um avanço expressivo na proteção das crianças paraibanas. Ampliar o escudo imunológico é essencial diante dos perfis epidemiológicos atuais da meningite no país”, ressaltou o secretário.
A alteração segue diretrizes do Ministério da Saúde válidas até 2030. A coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara Fernandes, também destacou que a nova formulação oferece uma resposta mais abrangente diante das cepas circulantes da doença.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que crianças que já completaram o esquema com a vacina C continuam consideradas imunizadas. Já aquelas que ainda não receberam o reforço aos 12 meses terão até os quatro anos, 11 meses e 29 dias para se vacinarem com a nova dose.
As equipes municipais e regionais de imunização estão sendo orientadas para garantir a implementação da nova diretriz em todo o estado.





