Pesquisar

Aliança do PT com Hugo Motta na Paraíba ameaça avanço da anistia no Congresso

Uma articulação eleitoral na Paraíba para as eleições de 2026 se tornou um dos principais entraves à tramitação da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a demais condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Motta negocia com o PT um acordo regional que prevê apoio conjunto à candidatura do atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O entendimento incluiria ainda o respaldo à candidatura ao Senado de Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos e pai do deputado, considerado o principal projeto político da família para 2026.

Segundo aliados de Hugo e integrantes da oposição, esse arranjo político ajuda a explicar a resistência do parlamentar em abraçar a pauta da anistia. Pesquisas indicam que o eleitorado paraibano mantém apoio majoritário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que reforça o receio de Motta de comprometer a aliança local caso se posicione a favor de Bolsonaro.

A cautela se reflete em declarações públicas. Nesta semana, o presidente da Câmara afirmou que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para a proposta de anistia, sinalizando que o tema não deverá avançar no curto prazo sob sua gestão.

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...