O ano de 2025 está chegando ao fim, mas ainda há algumas folgas nacionais previstas até 31 de dezembro. Neste sábado, dia 15, por exemplo, acontece o segundo dos três feriados do mês de novembro, da Proclamação da República.
A data, que marca a promulgação do “Decreto 1” do país, rememora a data de 1889 em que o Brasil deixou de ser uma monarquia e se tornaria os “Estados Unidos do Brasil” (nomenclatura que mudou para República Federativa do Brasil em 1967).
Vale reforçar que no dia 15, as agências bancárias e dos Correios, e as repartições públicas não funcionam. Já os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
Terceiro feriado nacional do mês
No dia 20 de novembro, será celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é a única que dá a possibilidade de emendas ao trabalhador. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Prefeitura decretou que em 21 de novembro (sexta-feira) os expedientes serão suspensos.
O projeto de lei declarando feriado em todo o Brasil foi sancionado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O 20 de novembro lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695, quando ele tinha 40 anos de idade.
Zumbi lutou contra a escravidão durante o período colonial e se tornou um dos maiores símbolos da resistência contra a escravização negra no país.
Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em dezembro, as vésperas do Natal (dia 24 de dezembro) e do Ano Novo (dia 31 de dezembro) são pontos facultativos após as 13h. Então, as empresas podem obrigar os colaboradores a trabalhar até o início da tarde.
Veja o calendário de feriados e pontos facultativos em dezembro:
- 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas);
- 25 de dezembro, Natal (feriado nacional);
- 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).





