Pesquisar

Deputado vai à Justiça contra repasse milionário a escola de samba que homenageará Lula

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou ação popular, com pedido liminar, para suspender o repasse de 1 milhão de reais para a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no samba-enredo do Carnaval deste ano no Rio de Janeiro.

O repasse contestado é um termo firmado entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a liga das escolas de samba do Rio, que deve receber no total 12 milhões de reais a serem divididos entre as agremiações. Foram requeridos no pedido a União, o presidente Lula, o Ministério do Turismo e a Embratur.

A ação está na 4ª Vara Cível Federal de São Paulo. A juíza Raquel Fernandes Perrini decidirá a liminar posteriormente. “Em observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa, postergo a apreciação do pedido de tutela para após a vinda das contestações”, registrou em despacho nesta sexta-feira, 30. O prazo para apresentar contestação, segundo a lei de ação popular, é de 20 dias. O Carnaval deste ano será entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

Em publicação nas redes sociais, Kataguiri chamou a atenção para possível propaganda eleitoral durante o desfile. Isso porque o ano é eleitoral e o petista já afirmou que disputará a reeleição em uma tentativa de alcançar o quarto mandato presidencial. “Escola de samba não é cabo eleitoral! Entrei com uma ação popular para impedir que o seu dinheiro seja usado para financiar campanha eleitoral disfarçada de ‘homenagem’. Todo o dinheiro que já foi investido deve ser devolvido, e todos os repasses futuros devem ser bloqueados”, informou o parlamentar. “Quer homenagear político? Que faça com o próprio dinheiro”, sustenta o parlamentar.

O samba-enredo em homenagem a Lula ainda não alavancou na audiência. Ao menos no Spotify, seguia como o menos executado entre os das agremiações das escolas de samba do Rio na quarta-feira, 28. Em nota, a Acadêmicos de Niterói culpa a oposição e pede aos torcedores uma reação.

Veja

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...