Pesquisar

Lula diz que se encontrará com Trump em março para conversa ‘olho no olho’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 5, que deve ir a Washington, capital dos Estados Unidos, na primeira semana de março para uma reunião com o presidente americano, Donald Trump.

“Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, afirmou o líder brasileiro em entrevista ao UOL.

Lula afirmou que os dois líderes devem resolver quaisquer problemas por meio do diálogo e acrescentou que o Brasil estaria interessado em fazer parte do Conselho de Paz de Trump, desde que as discussões se limitem à questão de Gaza.

“Nós somos presidentes das duas maiores democracias do Ocidente. Não pode ficar conversando por Twitter, nós temos que sentar em uma mesa, olhar um no olho do outro, ver quais são os problemas que afligem ele, quais são os que me afligem, o que interessa para os Estados Unidos, o que interessa para o Brasil, e vamos trabalhar juntos”, afirmou o petista.

O presidente brasileiro ainda disse que “não tem tema proibido” em conversa com Trump. “A única coisa que eu não discuto é soberania do meu país. Essa é sagrada”, complementou.

Em janeiro, Lula e Trump conversaram por telefone e trocaram elogios públicos. Na ligação, o presidente norte-americano sugeriu que “o crescimento econômico dos Estados Unidos e do Brasil é positivo para a região como um todo”, e ambos falaram do “bom relacionamento” dos últimos meses, que serviu para reduzir de 50% para 10% as alíquotas de alguns produtos-chave do agro brasileiro.

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...