Pesquisar

Datafolha: Raquel Lyra reduz vantagem de João Campos e acirra disputa em Pernambuco

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 6, apontou que o prefeito de Recife, João Campos (PSB), continua liderando as intenções de voto para o governo do estado de Pernambuco, com 47%, enquanto a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), tem 35%. A diferença entre eles, no entanto, desde a última pesquisa do instituto, feita em outubro de 2025, diminuiu dez pontos percentuais, com o crescimento de Raquel em quatro pontos e queda de Campos em seis, diminuindo de 22 para 12 pontos percentuais a distância entre eles.

Além deles, também foram medidas as intenções de voto do vereador de Recife Eduardo Moura (Novo), que apareceu com 5%, e o ex-vereador da capital pernambucana Ivan Moraes (PSOL), com 1%. Brancos ou Nulos foram 10%, enquanto 2% não souberam responder ou não responderam. Esse cenário corresponde à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são citados pelo entrevistador.

O Datafolha ouviu 1.022 pessoas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 3%, e o grau de confiança é de 95%.

Cenário estimulado

João Campos (PSB) – 47% (-6)
Raquel Lyra (PSD) – 35% (+4)
Eduardo Moura (NOVO) – 5% (+1)
Ivan Moraes (PSOL) – 1% (=)
Brancos ou Nulos – 10%
NS/NR – 2%

Cenário espontâneo

Já no cenário espontâneo, quando os entrevistadores não citam os nomes dos candidatos e deixam que o entrevistado aponte por conta própria, Raquel Lyra passa à frente de João Campos, aparecendo com 24% das intenções, enquanto ele tem 18%.

Outros candidatos não alcançaram 1%, enquanto que os votos brancos e nulos chegaram a 11%. Não souberam ou não responderam 39% dos entrevistados.

Raquel Lyra (PSD) – 24%
João Campos (PSB) – 18%
Brancos ou Nulos – 11%
NS/NR – 39%

Segundo turno

O Datafolha também ouviu os eleitores quanto a uma possível disputa para o segundo turno. Com 53% das intenções de voto, Campos venceria Raquel Lyra, que teria 40%. No entanto, em comparação ao último levantamento, a distância entre eles no segundo turno também diminuiu, indo de 23 para 13 pontos percentuais. Em outubro, a diferença era de 58% para o prefeito do Recife contra 35% da governadora.

Em relação às rejeições, Ivan Moraes apresenta a maior rejeição entre no cenário estimulado: 43%; Eduardo Moura aparece na sequência, com 35%; Raquel tem 31% de rejeição contra 23% de Campos. Ao todo, 5% dos entrevistados não souberam, 3% disseram que rejeitam todos ou que não votariam em nenhum, e 2% afirmaram que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum.

A pesquisa, que foi encomendada pela Rede Nordeste de Comunicação, Rádio CBN e Rádio Mix, é o primeiro retrato do ano eleitoral em Pernambuco e capta um período marcado por tensões tanto para João Campos (PSB), com a votação do pedido de impeachment pela Câmara Municipal do Recife, quanto para Raquel Lyra (PSD), após o fim das atividades da Logo Caruaruense e a repercussão da investigação preliminar conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco contra o chefe de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro.

Com Veja

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...