Consultorias do programa Agentes de Roteiros Turísticos fortalecem negócios e impulsionam a criação de uma futura rota gastronômica no cariri
O Sebrae/PB está capacitando empreendedores de Cabaceiras, no cariri, para o 2º Festival do Café, que acontecerá deste sábado (14) à quarta-feira (17). Os participantes estão sendo orientados pelo Festival Gastronômico do Cariri, que iniciou dia 3 deste mês e são consultorias especializadas do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART). A iniciativa fortalece os empreendimentos gastronômicos, qualifica serviços e valoriza os sabores do território, com foco na criação de pratos exclusivos que têm o café como protagonista.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, o trabalho vai além do evento. A cidade de Cabaceiras é atendida pela instituição, que desenvolve os roteiros turísticos locais há muitos anos nessa parceria com a Casa do Empreendedor e prefeitura do município.
“Esses dois festivais, o gastronômico e o do Café, são preparados com apoio das consultorias do Sebrae. Esse esforço conjunto com a prefeitura de Cabaceiras, deve resultar na criação de um catálogo gastronômico. A proposta é que cada restaurante do município tenha seu prato identificado, criado especialmente para o Festival do Café, fortalecendo a identidade gastronômica local. Esse trabalho é um passo importante para estruturarmos, no futuro, uma rota gastronômica na cidade, que é uma das ações previstas dentro do programa ART”, destacou João Alberto.
As consultorias contam com o acompanhamento do chef Samuel, que era funcionário da pousada Matuto Sonhador e trabalhou muito tempo em Cabaceiras. Ele está auxiliando os empreendedores na elaboração das receitas. A proposta é unir criatividade, identidade local e excelência gastronômica, tendo o café como ingrediente principal. Todas as criações serão apresentadas durante o 2º Festival do Café, realizado pela Cafeteria Dona Inácia.
Uma das proprietárias do estabelecimento e idealizadora do evento, Mariana Duarte, explica que o Festival do Café também é uma homenagem às personalidades que marcam a história da cidade.
“No ano passado, homenageamos Dona Inácia, uma senhora que contribuiu muito para Cabaceiras. Este ano, vamos homenagear Manoel de João Preto, considerado a ‘cara de Cabaceiras’. Muitas pessoas vêm de fora para tirar fotos, gravar vídeos e entrevistá-lo. Ele já recebeu equipes do Fantástico, Globo Esporte e Globo Repórter. A homenagem será no sábado, dia em que ele completa 80 anos, durante a abertura do festival”, afirmou.
Segundo Mariana, a parceria com o Sebrae amplia a participação dos empreendedores locais, com estandes e fortalecimento da parte gastronômica. “Queremos que todos ganhem com o evento, não apenas a cafeteria. Cabaceiras vive do turismo, e é fundamental investir em atendimento e receptividade. O festival é pensado especialmente para o turista, para que ele se sinta bem acolhido”, ressaltou.
A cafeteria também atua como ponto de apoio ao visitante, oferecendo informações sobre roteiros turísticos da cidade. “Muitas vezes, orientamos quem chega, indicamos a sequência de visitação e até oferecemos internet, banheiro e um espaço de descanso, mesmo para quem não é cliente. O festival vem para mostrar o trabalho que realizamos diariamente com o turismo”, completou.
A programação da segunda edição do Festival do Café contará com novas atrações, como palestra do ex-prefeito e ART do Sebrae/PB, Tiago Castro, especialistas em café da cidade de Areia, no brejo paraibano, e dois dias de atividades voltadas ao setor. A expectativa é de ampliar o fluxo de visitantes e gerar impacto positivo para toda a cadeia de empreendedores locais.





