Após dois anos sem a realização do evento, Barra Bode chega em sua XII edição entre os dias 5 e 7 de agosto.
Em entrevista na manhã desta quarta-feira (3) aos programas, “Fala, Cidade!” da rádio Vale FM é o Tribuna Livre da Santa Cruz FM, o prefeito da cidade de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, João Batista, falou sobre os preparativos para a realização da XII edição do Barra Bode. Evento estava há dois anos sem realização em decorrência da pandemia de Covid-19 e volta com expectativas para ser a maior de todos os tempos.
As festividades neste ano serão realizadas entre os dias 5 e 7 de agosto, próximo final de semana, em um novo espaço, no Centro de Eventos do município e com expectativa de público máximo e de ser a maior edição da festa.
“Com a nossa probabilidade de divulgação, de visitação, de convites, a gente espera e, pelo que se apresenta, será realmente a maior de todos os eventos e tem que ser assim, tem que crescer”, disse o prefeito João Batista em entrevista ao radialista Alisson Nascimento.
Uma novidade sobre o Barra Bode é que o evento consta no calendário oficial do estado, após projeto apresentado pelo deputado estadual Ricardo Barbosa e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. “Tudo está sendo muito bem pensado…o que nós estamos planejando é pensando no bem estar e na melhoria de uma festa. Estamos, de uma forma mais profissional, onde o Barra Bode faz parte do calendário oficial de eventos do estado, aprovado na Assembleia Legislativa”, comentou o gestor.
A prefeitura municipal vai investir em segurança para a realização tranquila das festividades, a implementação de uma Delegacia Móvel da Polícia Civil é uma das iniciativas para garantir a segurança dos visitantes e da população durante o Barra Bode.
“Em relação a segurança, segurança de Bombeiros Civil e Militar, Polícia Civil, onde será instalado uma Delegacia Móvel da Polícia Civil em Barra. Um grande contingente de policiais militares. Então segurança para fazer algo tranquilo, em paz, uma festa de família”, falou João Batista sobre a segurança do espaço.
O prefeito também ressaltou a grandeza que é o evento, onde vai além dos shows, tornando-se um trabalho conjunto com vários órgãos e a sociedade civil:“Na realidade a Festa do Barra Bode não se resume apenas aos shows artísticos pela noite… o show é apenas uma parte de toda movimentação artística, folclórica e cultural que acontece no Barra Bode. O evento é um encontro de famílias, de artesanato, de manifestações culturais das escolas, do serviço de convivência social.”
“O Barra Bode é o que construímos ao longo de todo ano dentro das escolas, das creches, da saúde, da educação. Então o Barra Bode é muito mais que uma festa, que um show artístico. É um evento onde se evidencia e proporciona a cultura bodista, evidência o homem do campo, participação de vários órgãos do estado, de bancos que fomenta recursos para os produtores”, finalizou o gestor.
Com o intuito de fomentar a cultura e os empreendimentos dos produtores locais, o local conta com a participação do Banco do Nordeste, o qual serão ofertadas assinaturas de contratos com a finalidade de disponibilidade de recursos para os produtores e criadores da região.
Além dessa instituição, o evento conta com estandes do Sebrae e do Empreender Paraíba, o qual já houveram assinaturas de mais de 50 contratos e da Casa do Plantio com produtos agropecuários.
A Festa do Barra Bode é um importante momento para a caprinocultura, para o turismo, cultura e geração de emprego e renda para a localidade. O espaço da XII edição contará com stands de gastronomia local, artesanato, expofeira, comercialização de mudas de árvores e shows.
Os destaques para 2022 na festa são a 11ª Cavalgada do Barra Bode, a qual reunirá vaqueiros e aboiadores de toda região, com saída da Zona Rural e a 10ª Trilha do BODE; uma trilha de Motocross. Além da premiação em 35 mil reais para os melhores animais, nesta edição o evento terá dois palcos.
Confira os shows:
Na sexta-feira (5): Samya Maia e Nathan Vinicius; Sábado (6): Wallas Arrais e Ranniery Gomes; no Domingo (7): Decentes do Forró, Leidinha Santos, Chapéu de Palha e Forró D2.
A primeira edição da festa aconteceu em 2009 e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da caprinovinocultura no município, na região do Cariri paraibano e em outras regiões do estado. Além de desenvolver a cadeia produtiva e apresentação de tecnologias para o setor produtivo.
Blog do Alisson Nascimento






