A sigla apresentou 12 candidaturas, sendo 4 dessas mulheres. Entretanto, três dessas mulheres não receberam nenhum voto.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, em sessão desta quarta-feira (9), todos os candidatos a vereador pelo Cidadania no município de Sapé, na Paraíba. Os magistrados, em decisão, entenderam por maioria de votos que o partido fraudou a cota de gênero, a qual obriga que 30% das candidaturas sejam de mulheres.
Nas eleições de 2020, a sigla apresentou 12 candidaturas, sendo 4 dessas mulheres, o que , diante da legislação do TSE, atendia os parâmetros da cota de 30%. Entretanto, três dessas mulheres não receberam nenhum voto, nem mesmo o das próprias candidatas, o que caracteriza a fraude.
Em decisão do TRE-PB aponta que as candidaturas foram apresentadas apenas para atingir a meta, o que é irregular. O Cidadania de Sapé, assim, perderia o mandato dos dois vereadores que foram eleitos em 2020.
Teresinha, a mais votada na cidade com 1.283 votos, e Pedro Ramos, o sexto mais votado no município, com 959 votos. A Justiça afirma que o suplente do partido não entraria, tendo em vista a impugnação da candidatura. Sendo assim, o órgão calcula o quociente eleitoral para dividir essas duas vagas com outros partidos.
Os dois vereadores vão permanecer no cargo, até que o recurso seja julgado no TSE. Não há data ainda para que isso aconteça.
Blog do Alisson Nascimento




