A medida, na prática, deixa Lira “sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa.”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender o pagamento do orçamento secreto, a decisão ocorreu após o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente eleito Lula, formalizar apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). A informação foi veiculada no jornal “O Estado de S. Paulo”.
De acordo com a publicação, ficou decidido que o Palácio do Planalto não deve repassar mais nenhuma quantia este ano para o orçamento secreto, que viabiliza recursos públicos por meio das emendas de relator. Entretanto, esse processo é feito sem transparência, em troca de adesões para aprovação de projetos na Câmara e no Senado.
A medida, na prática, deixa Lira “sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa.” Além disso, a manobra de Bolsonaro deixaria para Lula o ônus de ter que manter o esquema, que ele mesmo condenou durante a realização da campanha eleitoral.
Dos R$ 16,5 bilhões reservados para o orçamento secreto neste ano, R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo federal.
Blog do Alisson Nascimento




