Uma semana após o início do prazo para adesão ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos em benefícios previdenciários, apenas 31,1% dos aposentados e pensionistas da Paraíba formalizaram o aceite. Dos 54.863 beneficiários habilitados no estado, apenas 17.077 aderiram à proposta até agora, segundo dados do Governo Federal.
O acordo foi proposto para reparar cobranças feitas por associações e entidades sem autorização prévia dos segurados. O pagamento será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, e começa no próximo dia 24 de julho, com depósitos diários para até 100 mil pessoas em todo o país.
A expectativa é que mais beneficiários paraibanos aproveitem o prazo, que se estende até o dia 14 de novembro. A adesão é gratuita e pode ser feita de forma simples, pelos canais oficiais do INSS.
Como fazer a adesão ao acordo
A assinatura do acordo pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:
Aplicativo Meu INSS (via app ou site);
Agências dos Correios, presentes em mais de 5 mil municípios.
A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza a adesão.
O beneficiário deve ter registrado contestação formal e não ter recebido resposta da entidade envolvida após 15 dias úteis.
Passo a passo no Meu INSS
Acesse o app ou site do Meu INSS com CPF e senha;
Vá até a aba “Consultar Pedidos”;
Clique em “Cumprir Exigência” no(s) pedido(s);
Leia atentamente o comentário final e marque a opção “Sim” para aceitar o recebimento;
Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Consulta aberta até novembro
Os canais digitais seguem disponíveis até 14 de novembro de 2025, prazo para que os beneficiários possam consultar, contestar ou aderir ao acordo.





