O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (17), durante a última sessão itinerante da Casa em Pocinhos, no Teatro Municipal Sebastião Vasconcelos, que encerrou qualquer tentativa de influenciar a decisão do vice-presidente da ALPB, deputado Felipe Leitão (Republicanos), sobre seu posicionamento nas eleições estaduais de 2026.
Segundo Galdino, o diálogo com Leitão foi feito de maneira clara e respeitosa, mas agora a decisão é exclusivamente do parlamentar. “Eu já esgotei todos os meus argumentos. Mostrei, na minha ótica, que o melhor para ele é continuar no governo. A partir daqui, não tenho mais conversado sobre o tema”, declarou.
A manifestação do presidente ocorre poucos dias após Felipe Leitão anunciar que já definiu a que candidatura apoiará na disputa pelo governo. O vice-presidente da ALPB ressaltou que a decisão foi tomada de forma democrática e coletiva, envolvendo sua base política composta por prefeitos, vereadores e deputados. “Foi uma decisão a várias mãos, pensada e debatida com serenidade”, afirmou.
Leitão confirmou que fará um pronunciamento oficial sobre sua escolha na próxima segunda-feira (22), às 10h, durante coletiva de imprensa no Hotel Norte Sapucaia, em João Pessoa. O evento reunirá lideranças políticas de diferentes regiões do estado e promete movimentar o tabuleiro político estadual.
Nos bastidores, dois nomes despontam como favoritos para receber o aval do parlamentar: o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB). Ambos são apontados como protagonistas da sucessão estadual e disputam espaço na formação das principais alianças para 2026.




