Esse momento tem como objetivo minimizar a sensação de ruptura política e para que a transição de governo ocorra de maneira transparente.
A transição entre governos terá início na tarde desta quinta-feira (3) com encontro do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), indicado como coordenador da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A reunião também terá a participação do coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante, e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
De acordo com a Lei 10.609/2002 o ministro da Casa Civil é o responsável por coordenar o processo de transição, sendo assim, Ciro Nogueira tem feito essa ponte entre o governo Jair Bolsonaro (PL) com aliados de Lula. Após o discurso na última terça-feira (1º) de Bolsonaro, Niro Nogueira disse que o presidente o “autorizou” a iniciar os trâmites legais do processo.
Ainda nesta quinta (3) o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) tratará sobre questões da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023. Dias foi o nome designado por Lula para tratar sobre o tema no Congresso. Esse momento tem como objetivo minimizar a sensação de ruptura política e para que a transição de governo ocorra de maneira transparente.
A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, além de preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República, a serem editados imediatamente após a posse.
Blog do Alisson Nascimento





