Raimundo José Chagas Araujo, árbitro da partida entre Santa Cruz-RN e Sousa pela Série D do Campeonato Brasileiro, foi temporariamente afastado pela Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O juiz maranhense esteve no centro de uma grande polêmica ao marcar um pênalti para o Santa Cruz-RN no final do primeiro tempo, uma decisão que surpreendeu jogadores de ambas as equipes.
Segundo a Comissão de Arbitragem, Raimundo cometeu um erro involuntário, sendo por isso incluído no Programa de Apoio ao Desempenho da Arbitragem (PADA). Durante seu treinamento no programa, ele estará afastado de todas as designações.
Confira a nota oficial da Comissão de Arbitragem:
“Todas as informações recebidas até o presente momento, em relação ao lance citado, são compatíveis com um equívoco técnico involuntário do árbitro (…) a Comissão de Arbitragem resolveu incluir o árbitro no Programa de Apoio ao Desempenho da Arbitragem (PADA) e o afastou de toda e qualquer designação enquanto perdurar seu treinamento em tal programa.”
O Lance Polêmico
Em um jogo marcado por controvérsias, o Sousa Esporte Clube foi derrotado pelo Santa Cruz-RN por 2×0 na Série D do Campeonato Brasileiro, com gols de Paulinho e Tiringa. A origem do primeiro gol foi particularmente questionável: um pênalti marcado pelo árbitro Raimundo José Chagas Araujo, após um lateral longo nos acréscimos do primeiro tempo, deixou os jogadores de ambas as equipes perplexos.
Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, expressou sua indignação com o lance. “Vou pedir à Polícia Federal para investigar. Eu não participo de esquema de jogo, não participo de esquema de aposta. O Sousa é um time que joga na bola e isso aí não tem outra justificativa que não seja casa de aposta,” declarou.
Desenvolvimento do Jogo
O Sousa começou bem a partida, explorando contra-ataques e criando duas boas oportunidades de gol. No entanto, após a parada técnica, o Santa Cruz-RN tomou controle das ações, pressionando constantemente o adversário. Nos acréscimos do primeiro tempo, Paulinho converteu o polêmico pênalti, aumentando a frustração dos jogadores e da comissão técnica do Sousa, que cercaram o árbitro para reclamar da decisão ao final da etapa.
Blog do Alisson Nascimento