Nesta terça-feira (9) a Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou um boletim epidemiológico de Vírus Respiratórios, onde a Paraíba registrou 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Até o dia 31 de março, 181 casos foram confirmados por exame RT-PCR, sendo 60 deles para Influenza A. Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA), destacou que a maioria desses casos está distribuída nos extremos de idade: menores de 4 anos e acima de 60 anos. Ela pontua a importância da vacinação, em especial nesses grupos.
“Vale mais uma vez reforçar a questão da vacina. Porque os imunizantes que estão dentro do posto de saúde contemplam Influenza tipo A e tipo B. E o indivíduo que mantém o seu cartão vacinal atualizado, vai estar se protegendo dessas formas graves da doença. Como também estão disponíveis nos postos de saúde as vacinas contra Covid-19. Mais uma vez, é importante que o indivíduo procure a Unidade Básica de Saúde e mantenha o seu cartão vacinal atualizado. Já para aquelas pessoas que já estão doentes, é importante atentar para o uso da máscara ao circular em ambientes com outras pessoas, para diminuir a disseminação da doença. E pratiquem a etiqueta respiratória”, recomendou Fernanda Vieira.
Blog do Alisson Nascimento





