A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe repudia o triste fato de nítido racismo cometido pelo vereador Carlinhos da Cohab direcionado ao vereador Nego Zé, durante reunião parlamentar desta quinta-feira (10).
“O nome dele é Nego Zé né? Vá lá hoje no campeonato. É tanta claridade que vai ter lá que você vai ser conhecido como o Branco Zé”, disse vereador Carlinhos da Cohab.
O vereador Carlinhos da Cohab, que disse reconhecer que fez um trocadinho infeliz com uma frase mal colocada.
“Inicio essa nota dessa forma, repudiando totalmente a atitude criminosa, desrespeitosa e racista do vereador Carlinhos da Cohab proferidas contra mim na sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe na quinta (10). Uma fala proferida na Casa do Povo, onde todos nós, 17 vereadores fomos escolhidos pelo povo para representá-los” disse Nego Zé.
Veja Nota na Integra:
NOTA
A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe repudia totalmente a fala racista e desrespeitosa do vereador Carlinhos da COHAB contra o vereador Nego Zé na reunião ordinária desta quinta-feira, 11. Na ocasião o parlamentar disse: “O nome dele é Nego Zé né? Vá lá hoje no campeonato. É tanta claridade que vai ter lá que você vai ser conhecido como o branco zé.”
Reforçamos que a Câmara não comunga com esse tipo de atitude e se compadece com o vereador que foi desrespeitado. Racismo não é engraçado e muito menos argumento para atacar adversários políticos.
O Brasil tem um histórico de racismo estrutural que marca nosso povo desde a colonização e época escravocrata. Quase 400 anos da história brasileira foi marcada pela escravidão provocando desigualdades profundas que se mantém até hoje.
A liberdade de expressão é garantida a todos, mas não permite a ninguém – tendo mandato ou não – desrespeitar e proferir palavras tão grotescas.
Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe
Alisson Nascimento





