A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (2) nove mandados de busca e apreensão em sete cidades brasileiras, sendo cinco delas em Pernambuco. Essa ação faz parte da segunda fase da Operação Desnatura, que tem como objetivo desarticular mais um núcleo de uma organização criminosa envolvida em desvio de recursos do Programa Leite de Todos, voltado para pessoas com risco de insegurança alimentar.
O foco dessa etapa da operação é um ex-servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, cujo nome não foi divulgado. De acordo com a PF, ele teria criado uma associação com o intuito de fraudar o programa social. Até o momento, o governo do estado não se pronunciou sobre o assunto.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades. No Grande Recife, foram realizados cinco mandados, sendo três na capital, um em Jaboatão dos Guararapes e um em Paulista. Os outros quatro mandados foram cumpridos na Zona da Mata Sul de Pernambuco, nas cidades de Maraial e São Benedito do Sul, e nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A Operação Desnatura realizou sua primeira fase em junho e foi conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Receita Federal. Essa fase deu continuidade à Operação Lácteos, que investigou o desvio de pelo menos R$ 8,5 milhões. Na atual etapa, a investigação foi feita em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).
Blog do Alisson Nascimento





