O deputado estadual Dr. Romualdo (MDB) rebateu nesta terça-feira (8), a fala do colega de parlamento, Sargento Neto (PL), em relação a presença de pessoas no ato realizado pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo em São Paulo. Romualdo usou a tribuna para afirmar que o representante da direita estava precisando ir ao oftalmologista, após Neto afirmar que a manifestação contou com cerca de meio milhão de pessoas.
“No próximo mês, eu vou ver como é que a gente faz para melhorar a visão do Sargento Neto. Porque eu conheço a Avenida Paulista e sei o tamanho que ela é. Eu sei quando ela tem meio milhão de pessoas e sei quanto tem de gente ali. Então, eu vou ver como faço para passar um oftalmologista, alguma coisa para ele ver melhor o mundo”, disparou o emedebista.
Durante discurso na tribuna da ALPB minutos antes, Sargento Neto havia contestado a estimativa de público feita por instituições paulistas, que contabilizaram a participação de aproximadamente 50 mil pessoas no ato.
“Alguns questionavam que as pessoas não iriam, que não estariam presentes, mas mais uma vez quebraram a cara. Inclusive, um site lá disse que tinha aproximadamente 50 mil pessoas. Pela nossa visão como policial militar e também por uma pesquisa através de números do tamanho da extensão da Avenida Paulista, a gente estima que mais ou menos aproximadamente quase meio milhão de pessoas estavam ali presentes”, afirmou.
De acordo com o sistema de metodologia da Universidade de São Paulo, o ato em favor da anistia reuniu cerca de 44,9 mil manifestantes. O método utilizado pelo Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e pela ONG More In Common utiliza imagens da multidão capturadas por drones.
Outra estimativa, também feita por imagens de drones, apontou para a presença de aproximadamente 60 mil pessoas no ato
Blog do Alisson Nascimento