Pesquisar

Em sua viagem à China, João Azevêdo firma parceria de intercâmbio e implantação de radiotelescópio na Paraíba

Nesta segunda-feira (17), o governador João Azevêdo participou de uma reunião com a reitora da Universidade Jiao Tong, Lisa X Xu, em Xangai, na China. Durante o encontro, foi consolidada a parceria para a implantação do radiotelescópio “Bingo” no município de Aguiar, localizado no Sertão paraibano. Além disso, as tratativas para intercâmbios de professores e alunos entre as instituições de ensino superior chinesa e paraibana avançaram.

Considerada uma das cinco melhores universidades do mundo, a Universidade Jiao Tong é a principal parceira da USP e da UFCG no projeto Bingo, segundo afirmou o governador João Azevêdo. Ele reforçou o compromisso de concluir o projeto e destacou a importância dos intercâmbios educacionais entre as instituições.

“A Universidade de Jiao Tong é a principal parceira da USP e da UFCG no projeto Bingo. Garantimos a conclusão do projeto e abrimos a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos na Universidade Jiao Tong, que é uma das cinco melhores do mundo. Estamos extremamente felizes com os resultados, agradecemos a honrosa forma com que fomos recebidos e temos certeza de que avançaremos muito mais nas cooperações e nos possíveis intercâmbios que teremos”, explicou o governador.

O objetivo do Bingo (Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro), será mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. Essas medições serão utilizadas para medir a expansão do universo por meio das oscilações acústicas de bárions, colocando a Paraíba em destaque no cenário científico global. Esse radiotelescópio será o maior de toda a América-Latina.

A escolha de Aguiar, no Sertão paraibano, como local de instalação do radiotelescópio se deu devido à ausência de contaminação, ou interferência de sinais de celular ou aeronaves na região.

Além de contribuir para pesquisas internacionais, o Bingo impulsionará o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba, como turismo, educação e tecnologia. O projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, Reino Unido e outros sete países. A estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma responsável pelo maior radiotelescópio do mundo, o Fast.

O município de Aguiar foi escolhido para ser o local de instalação do radiotelescópio pela falta de contaminação, interferência de sinais de celular ou aeronaves na região. Além de sua contribuição para pesquisas internacionais, o radiotelescópio Bingo impulsionará o desenvolvimento de setores diversos na Paraíba, incluindo turismo, educação e tecnologia.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e instituições da China, Reino Unido e outros sete países. A construção do radiotelescópio está sendo realizada pela empresa chinesa CETC 54, que também foi responsável pela fabricação do maior radiotelescópio do mundo, o Fast.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...