O filho mais novo do secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara (GO), Thales Machado, de 40 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual São Marcos, em estado grave após ter sido baleado pelo próprio pai na madrugada de quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Goiás e pela Secretaria de Comunicação de Itumbiara, que corrigiu uma divulgação anterior de que as duas crianças teriam morrido.
O secretário atirou contra seus dois filhos dentro da residência da família no sul do estado. O filho mais velho, identificado como Miguel, de 12 anos, foi socorrido ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após os disparos, Machado tirou a própria vida.
A criança mais nova, de 8 anos, passou por cirurgia e segue internada em estado grave na UTI, sem informações atualizadas sobre seu quadro clínico. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso, que é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguido de autoextermínio do autor, descartando participação de terceiros até o momento.
Em redes sociais, uma mensagem publicada pelo secretário antes do crime chamou a atenção de pessoas próximas, apontando problemas no relacionamento com a mulher, que é filha do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo (União Brasil). A postagem foi posteriormente apagada, e a polícia também vai investigar esse aspecto.
A mãe das crianças não estava em casa no momento dos disparos. O enterro de Miguel ocorreu na tarde de quinta-feira no Cemitério da Saudade, em Itumbiara.





