Pesquisar

Governo distribui 4 toneladas de suprimentos para comunidades Yanomami; ONGs lançam campanha de doações

No último fim de semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou cerca de quatro toneladas de alimentos para serem distribuídos para a população indigina Yanomami, em Roraima, após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública na comunidade.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou que a situação dos povos Yanomami era de emergência em saúde pública e de importância nacional. A ação do governo federal, portanto, é instituir medidas de “prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”. Foi realizada ainda a evacuação aeromédica de 21 indígenas do local. Cerca de 570 crianças foram vítimas fatais da falta de atendimento básico.

Além dos povos Yanomami, outras comunidades também irão receber os suprimentos que fazem parte das 5 mil cestas básicas que estavam armazenadas na sede da coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Algumas organizações não governamentais (ONGs), como a Ação da Cidadania e a Central Única das Favelas (Cufa), lançaram nesta segunda-feira (23) uma campanha de doação para ajudar no enfrentamento à situação. As doações podem ser realizadas nas sedes físicas da Cufa, pelo pix ou pela vakinha.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...