Pesquisar

Governo Federal anuncia conexão Wi-Fi em mais de 180 escolas públicas na Paraíba

O Governo Federal anunciou um investimento significativo para ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas públicas da Paraíba. No total, 183 escolas do estado serão beneficiadas com a implementação de conexões Wi-Fi, como parte de um investimento de R$ 66 milhões destinado a conectar 1.396 escolas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Este anúncio foi feito na última quarta-feira (8) pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho; da Educação, Camilo Santana; e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Entre os sete estados selecionados para receber esses investimentos, a Paraíba ocupa a terceira posição em número de escolas contempladas, ficando atrás apenas do Pará e do Amazonas.

Iniciativa para Promover Conectividade e Educação

Juscelino Filho destacou a importância deste investimento para a educação: “Esses recursos estão sendo direcionados para levar internet de alta velocidade e qualidade para escolas públicas, conectar pequenas propriedades rurais e apoiar outras iniciativas importantes. Com esse movimento, estamos em sintonia com as metas do Novo PAC de conectar todas as escolas públicas até 2026.”

A ação faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), uma parceria entre os Ministérios das Comunicações e da Educação. O objetivo é viabilizar o acesso à internet de alta qualidade e com Wi-Fi em todas as 138 mil escolas públicas de ensino básico do país até 2026.

Camilo Santana, Ministro da Educação, reforçou o compromisso do governo: “O presidente Lula encarregou de unir vários ministérios, liderados pelo Ministério das Comunicações, responsável por levar conectividade, para garantir que até o final de 2026 todas as escolas públicas deste país estejam conectadas. O objetivo é usar a internet com fins pedagógicos e promover a cidadania digital nas escolas.”

Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust)

Os recursos para essas iniciativas vêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que financia projetos para a universalização de serviços de telecomunicações que não são viáveis ​​com uma exploração eficiente do serviço. O Fust é composto principalmente pela contribuição de 1% sobre a receita operacional bruta, que é decorrente da prestação de serviços de telecomunicações nos regimes público e privado, além de transferências de recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

Escolas Beneficiadas por Estado:

  • Norte:
    • Acre: 76 escolas
    • Amazonas: 450 escolas
    • Amapá: 2 escolas
    • Pará: 527 escolas

  • Nordeste:
    • Bahia: 59 escolas
    • Maranhão: 99 escolas
    • Paraíba: 183 escolas

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...