Na próxima quinta-feira (16), é previsto que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anuncie o aumento das bolsas de pós-graduação pagas a mestrandos, doutorandos e estudantes de iniciação científica no País. Lembrando que o valor não é reajustado desde 2013.
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o aumento deve ser, em média, de 40%. As novas bolsas passam a ser pagas já em março deste ano, mas concederão o aumento retroativo dos dois primeiros meses do ano.
Para mestrado, as bolsas que atualmente são de 1,5 mil reais passarão a ser de 2,1 mil reais. Já para doutorado, as bolsas que hoje são de 2,2 mil reais passarão a ser de 3,3 mil reais.
O aumento será diferente para cada categoria de auxílio. Com isso, há previsão de reajuste para os bolsistas do pós-doutorado, que recebem hoje cerca de 5 mil reais. No entanto, o aumento deve ser menor do que o concedido nas demais faixas.
Já os estudantes do Ensino Médio, que atualmente recebem R$ 100,00, o aumento será superior, podendo mais que dobrar esse valor.
Blog do Alisson Nascimento




