O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) que faz parte da rede hospitalar do Governo da Paraíba irá dispor de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde. Inicialmente serão realizadas cerca de 60 cirurgias por mês, realizadas por uma equipe multidisciplinar.
Primeiramente o paciente deve passar pelo atendimento ambulatório, onde são realizados os procedimentos pré-operatórios com acompanhamento de profissionais de várias áreas, tais como nutrição, psicólogo, endocrinologista, cirurgião bariátrico entre outros. A coordenadora do Ambulatório de Especialidades do Hospital, Bruna Campos, informou que “o tempo entre o pré-operatório e o procedimento depende de cada paciente, mas, em breve, realizaremos a primeira cirurgia”.
As pessoas que desejarem realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS devem buscar uma unidade de saúde do município para passar por uma primeira avaliação. Com a confirmação do diagnóstico de obesidade ou de síndrome metabólica, o paciente é encaminhado para a realização do procedimento.
Todo o processo antes, durante e após a cirurgia terão o acompanhamento do hospital. “Nosso planejamento prevê a realização de cerca de 20 consultas antes da cirurgia e até 3 meses do pós-operatório. O intuito é assegurar que nossos pacientes estejam cientes de cada passo do tratamento e tenham as informações necessárias para uma ótima recuperação e uma nova vida após o procedimento”, explica a coordenadora.
A realização deste tipo de cirurgia vem beneficiar o paraibano melhorando a qualidade de vida, uma vez que a obesidade é uma doença que aumenta o risco de problemas cardiovasculares, diabetes, trombose, entre outros problemas, chegando ao pondo da diminuição da expectativa de vida em até 10 anos.
Blog do Alisson Nascimento





