Pesquisar

Israel declara o presidente Lula como ‘persona non grata’

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, fez uma declaração na última segunda-feira (19), criticando o posicionamento do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ‘persona non grata’ no país até que haja uma retratação sobre as declarações feitas pelo chefe brasileiro. No último domingo, em meio ao cumprimento da agenda oficial na Etiópia, durante uma entrevista coletiva, o presidente fez comparações entre o conflito enfrentado em Israel e o Holoucasto durante a Segunda Guerra Mundial.

Sobre a fala do presidente, o ministro Israel Katz disse em suas redes sociais: “Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel. Informei ao presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, publicou Katz.

O ministro ainda disse que as comparações feitas pelo presidente são um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto, enfaizou Katz em sua postagem.

Em nota, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou as declarações do presidente e afirmou que a fala de Lula é vergonhosa e grave e disse que o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, convocaria o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para uma “dura conversa de repreensão”.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...