Pesquisar

Lula deve ter conversa com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre fim de hostilidade entre Rússia e Ucrânia

Neste último sábado (18), o ministro do Itamaraty, Mauro Vieira, realizou uma conversa com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, na Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha. Ainda durante este sábado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acertou uma conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Ainda não se sabe a data da conversa entre os dois presidentes, é previsto que seja negociada pelas diplomacias dos dois países. Lembrando que no dia 10 de fevereiro, Lula condenou a Rússia pela guerra na Ucrânia e chamou o conflito de “invasão” e de “um equívoco” . O presidente afirmou ainda que se ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para mediar diálogos com o objetivo de acabar com a guerra na Ucrânia.

Durante o encontro do ministro Mauro Vieira com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, foi discutido a situação atual da guerra, a posição brasileira sobre o conflito e a contribuição do Brasil à resolução a ser votada na Assembleia Geral da ONU, na qual se conclama, pela primeira vez, a ‘cessação de hostilidades’. As informações sobre o encontro foram divulgadas em nota divulgada pelo Itamaraty.

Ainda durante a conversa, o Brasil foi elogiado pela ação do governo Lula contra o ataque golpista de 8 de janeiro e também pelo combate ao garimpo ilegal, na região amazônica, pauta prioritária do meio ambiente.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...