O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou de forma intensa nos últimos dias na construção de uma candidatura majoritária no Centrão para o comando da Câmara dos Deputados.
Nessa terça-feira (4), o deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, desistiu da candidatura à presidência da Câmara em favor do paraibano Hugo Motta, que é o líder do partido na Casa. No entanto, nas reuniões ao longo do dia, Lula se mostrou reticente sobre a construção do nome de Motta. A informação está na coluna da jornalista Ana Flor, do g1 e da GloboNews.
Segundo relatos de quem acompanhou as reuniões, Lula ponderou que Motta era muito novo (34 anos) para presidir a Câmara, ainda com pouca experiência parlamentar.
Perguntou ainda sobre a ligação do deputado da Paraíba ao presidente do PP, Ciro Nogueira, e ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.
Coube a Marcos Pereira e ao ministro da Aviação, Silvio Costa Filho, enumerar apoios de Motta que foram decisivos para evitar derrotas do governo na Câmara.
Blog do Alisson Nascimento