Enquanto a direita e o centro políticos vivem o dilema da fragmentação de candidaturas ao Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de primeiro turno contra os principais adversários de oposição ao governo federal. É o que indica uma pesquisa nacional publicada nesta segunda-feira, 9, pelo instituto Real Time Big Data.
No primeiro cenário do levantamento, Lula aparece com 39% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 30%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), surge em terceiro lugar com 10% do eleitorado nacional.
Na sequência, tecnicamente empatados na quarta posição, aparecem os nomes do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3%; do ex-ministro Aldo Rebelo (DC), com 2%; e do fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos (Missão), com 1%. Votos brancos e nulos representam 7% do total, e outros 8% não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Caso o candidato do PSD à presidência seja o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o gaúcho ficaria com 5% das intenções de voto — a situação configura empate técnico na terceira posição entre Leite, Zema, Rebelo e Santos. Nesta simulação, Lula oscila para 40% do eleitorado e Flávio Bolsonaro aparece com 32% do total.

O cenário muda pouco se o PSD optar pela candidatura de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que pontuaria 6% nas urnas e empataria com Zema e Rebelo. Também neste caso, Lula surge com 40% e Flávio com 32% das intenções de voto.

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 2.000 eleitores em municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 6 e 7 de fevereiro de 2026. O índice de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos. O estudo está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o código BR-06428/2026.





