O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma nova tomografia nesta terça-feira, 31, no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, no Distrito Federal. O exame é um monitoramento dos procedimentos realizados no início do mês para estancar um sangramento no crânio, decorrente de um acidente doméstico que o presidente sofreu em outubro.
Segundo nota enviada pelo hospital, “a tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do Presidente”. No entanto, um boletim anterior havia sido enviado e foi deletado pela equipe de comunicação do Planalto. Em vez de “melhora progressiva”, o comunicado anterior disse que o resultado do exame “reforça melhora importante em relação ao quadro inicial”.
Relembre o caso
No fim da tarde do dia 9 de dezembro, após reuniões e compromissos no Palácio do Planalto, Lula foi levado às pressas para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia na manhã do dia seguinte. A escolha por fazer o procedimento na capital paulista foi uma escolha do chefe da equipe médica do presidente, doutor Roberto Kalil Filho, que já é acostumado com a estrutura e os profissionais da unidade de São Paulo do hospital.
Dois dias depois da cirurgia, no dia 12 de dezembro, Lula passou por um novo procedimento. Feito de forma preventiva, a intervenção para entupir vasos sanguíneos visou garantir que o presidente não tivesse um novo sangramento no crânio. O hematoma que estava no crânio do presidente foi um resultado de uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada em 19 de outubro.
Em 15 de dezembro, o presidente recebeu alta hospitalar, mas ficou em São Paulo até o dia 19 deste mês. Em Brasília, Lula ainda monitora o resultado dos procedimentos, apesar das chances de um novo sangramento ser muito baixa, de acordo com os médicos.
Novo boletim
Confira a íntegra do boletim médico assinado nesta terça-feira, 31, pelos médicos Rafael Gadia, diretor de Governança Clínica do Sírio-Libanês em Brasília, e Luiza Dib, diretora clínica da unidade brasiliense do hospital.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 31/12/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir exame de imagem.
A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do Presidente.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.”.