(foto ilustrativa: Alex Pazuello/Semcom/Prefeitura de Manaus)
Os incêndios no estado do Amazonas somaram 1.664 focos de fogo ativos até essa quinta-feira (12/10) identificados por satélite, informou nesta sexta-feira (13/10) o Ministério de Meio Ambiente (MMA). Para ajudar a controlar a situação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai mandar reforço de 149 brigadistas para o Amazonas. Com isso, 289 brigadistas do Ibama devem atuar contra os focos de fogo.
“Estamos vivendo situação de emergência climática no Brasil”, afirmou a ministra do MMA, Marina Silva em entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira. Ela apelou para que a sociedade não realize mais queimadas na região. O governo ainda prometeu disponibilizar dois helicópteros para combate aos incêndios no estado
O fogo tem tornado o ar da região metropolitana de Manaus (AM) extremamente poluído.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a qualidade do ar, no máximo, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico (µg/m³) e hoje estamos com Manaus com 225 µg/m³, então a situação é bem grave”, afirmou o presidente do Ibama, Ricardo Coutinho. A Fiocruz recomenda que a população use máscara em Manaus.
Blog do Alisson Nascimento





