Em alguns locais, onde deveria haver 15 leitos, estão mais de 20, segundo os profissionais de saúde da unidade hospitalar.
O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) registrou um surto de Covid-19, nesta terça-feira (8), havia, ao menos, sete bebês e uma mãe com diagnóstico da doença, segundo a direção da unidade. O local, que é conhecido como Maternidade da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, não dispõe de um isolamento ideal por causa da superlotação.
“A gente tem pedido um apoio incondicional [da regulação de leitos] para dar uma folga para o Cisam, para que a gente possa atender a essa demanda que chegou de uma forma tão inesperada. Conseguimos o mínimo de estruturação interna para isolar, […] mas ainda não é o ideal”, disse a diretora-executiva da maternidade, Benita Spinelli.
Ainda de acordo com a gerente da unidade, o local não tem locais adequados para isolar pacientes e que há pessoas com e sem Covid compartilhando o mesmo espaço. Em alguns locais, onde deveria haver 15 leitos, estão mais de 20, segundo os profissionais de saúde.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que está em contato com a direção do Cisam para encontrar medidas que favoreçam a segurança dos pacientes, mas não informou que medidas são essas. O hospital solicitou que não sejam enviados mais pacientes para a unidade, na tentativa de controlar o surto.
Blog do Alisson Nascimento





