Nesta sexta-feira (4), foi assinado um acordo entre o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e os governadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, com o objetivo de garantir a operação sustentável do projeto de Integração do Rio São Francisco. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, no bairro de Mangabeira, que também foi inaugurado no mesmo dia.
A comitiva que participou da inauguração do CICC e da assinatura do pacto foi composta pelo ministro Waldez Góes, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e pelos governadores Elmano de Freitas (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).
O acordo estabelece que o governo federal realize a manutenção da obra principal da Transposição, em todas as suas partes, e cada estado também se comprometa a cuidar da infraestrutura relativa a cada localidade, com as obras complementares de acesso já existentes. A ideia é que todas as ações sejam coordenadas e realizadas de forma integrada, visando a melhor sustentabilidade e governança do projeto.
Durante o evento, o ministro Waldez explicou que o governo federal pretende lançar, no próximo dia 11, um novo Programa de Aceleração do Crescimento, com investimentos bilionários, que serão destinados à revitalização das bacias, duplicidade do bombeamento dos eixos Norte e Leste e a possibilidade de expansão da rede, atualmente dedicada ao consumo humano, para a destinação das águas a projetos de agricultura familiar nos estados envolvidos.
Blog do Alisson Nascimento





