Uma reunião realizada na última terça-feira (24), pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por meio do Núcleo de Defesa da Saúde Pública, apresentou a elaboração de um questionário que deve ser aplicado aos municípios de todo o estado. O questionário vai ser disponibilizado de forma online e as respostas deverão subsidiar as ações e decisões do MPPB.
O objetivo principal do questionário proposto pelo ministério, é mapear situações específicas dos municípios na área da saúde a fim de buscar soluções para possíveis problemas. De acordo com o Núcleo de Defesa da Saúde Pública, o Ministério Público busca atuar como intermediador na busca de soluções mais rápidas e efetivas para a sociedade em colaboração com os prefeitos.
A reunião foi ministrada pelo procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, e teve a participação dos procuradores de Justiça, Aristóteles de Santana Ferreira (ouvidor) e Francisco Paula Ferreira Lavor (2º subprocurador-geral), além do promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público.
No questionário haverá questões sobre a gestão e a assistência que os municípios fornecem para a área da saúde, referentes ao estoque de medicamentos e insumos, equipes de saúde da família, consultas e atendimentos, ouvidoria e conselho municipal de saúde, entre outros.
É previsto que nas próximas reuniões o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) estejam presentes.
Blog do Alisson Nascimento




