O Brasil vai poder acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol e nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
Segundo informações do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita. Paraíba e Rio Grande do Norte devem ser os estados do país com a melhor visibilidade para o fenômeno que acontece nesse sábado dia 14 de outubro.
“Para quem estiver na linha central da anularidade vai durar cerca de 4 minutos e 20 segundos, a anularidade. E quem tiver mais ao sul dessa linha, que tiver mais afastado, vai durar menos tempo até o limite de visibilidade. Então vai durar no máximo 4min20s aqui na Paraíba” Detalhou Marcelo Zurita
De acordo com Marcelo Zurita, há 83 anos a Paraíba não via um fenômeno igual a este. O último foi observado nos anos de 1940.
O início do fenômeno, na Paraíba, está previsto para iniciar por volta das 15h30, com ápice previsto para ter início por volta das 16h40 e poderá ser visto em 88% do território paraibano, embora nuvens possam atrapalhar a visibilidade
ENTENDA O FENÔMENO
O fenômeno acontece quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol. Como o diâmetro da Lua é menor do que o do Sol, a sombra do satélite natural não cobre totalmente a estrela e, com isso, cria-se uma espécie de ‘anel de fogo’ no céu, como na imagem acima.
O eclipse solar anular só voltará a ocorrer por aqui em 2067.
Confira alguns dos locais para observar o eclipse na Paraíba:
Araruna, município do Agreste paraibano será um dos melhores para observar o eclipse solar anular deste ano.
Na capital paraibana, o Hotel Globo também é considerado um dos melhores pontos para observar o eclipse. Membros do Clube de Astronomia da Paraíba também estarão no local com dicas e curiosidades sobre o fenômeno.
Barra do rio Mamanguape, em Rio Tinto
Para quem deseja mais tranquilidade, um dos locais onde o eclipse solar anular também promete ter uma boa visibilidade é na foz do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto. A Área de Proteção Ambiental (APA) está mais próxima da área de anularidade do eclipse, por estar mais ao norte do estado. Grupos de turistas da capital também organizando ‘bate e volta’ para acompanhar o fenômeno.
Praia do Jacaré, em Cabedelo: O pôr do sol mais famoso da Paraíba também está na lista dos locais para se observar o fenômeno. No local também está previsto para ocorrer um evento de observação gratuito, que tem previsão de início às 15h.
‘Boca da Barra’, na Barra do Camaratuba, em Mataraca
A Boca da Barra, na Barra do Camaratuba, é o local no litoral do estado onde o eclipse anular deverá ter a melhor visibilidade, devido ao fato de ser a praia mais ao norte da Paraíba. Além da Barra, o município de Mataraca, onde está inserida a comunidade, é apontado como um dos que devem ser mais privilegiados para observar o fenômeno.
Itacoatiaras do Ingá, em Ingá
Em Ingá, nas famosas Itacoatiaras, a prefeitura local e a Associação Paraibana de Astronomia informaram que vão disponibilizar estrutura com telescópios, telão e distribuição de óculos para observar o eclipse anular. No local ainda deverá ter música ao vivo e uma feira de artesanato.
Lajedo do Pai Matheus, em CabaceirasAs formações rochosas prometem atrair grande público para observar o eclipse.
Capelinha, em Esperança
A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou simplesmente, ‘Capelinha das Pedras’, em Esperança, também é um dos locais que deve reunir grande público para acompanhar o eclipse. No local, de acordo com a prefeitura, telescópios devem ser disponibilizados para os visitantes.
Blog do Alisson Nascimento





