O Botafogo-PB venceu nesta quinta (27) a Portuguesa, no Pacaembu, pela primeira fase da Copa do Brasil. Após um empate de 1 x 1 no tempo normal, com gols marcados por Rodrigo Alves e Rildo, o Belo superou a Lusa por 4 x 3 nas cobranças de penalidades. O adversário da equipe paraibana na próxima fase será o Concórdia-SC.
O Belo volta a campo no próximo domingo (08), contra o Treze, no Amigão, para o jogo de ida da semifinal do Campeonato Paraibano. Já a Lusa, eliminada do Paulistão, deve voltar a jogar apenas na Série D, na estreia contra o Boavista-RJ, na primeira quinzena de abril.
O Jogo
A partida começou com a Portuguesa mantendo a posse de bola e trocando passes em seu campo, buscando chegar à área adversária. Mas, na primeira oportunidade, o Belo abriu o placar com um golaço. Erick mandou a bola para a área, Henrique Dourado escorou de cabeça, e Rodrigo Alves acertou uma bela bicicleta aos três minutos, abrindo o placar para o Botafogo-PB.
Após o gol, a Lusa manteve a posse de bola e procurou atacar a defesa paraibana, que recuou suas linhas. Aos 11 minutos, Everton cruzou para a área e Rildo cabeceou, marcando o gol de empate dos donos da casa no Pacaembu. Os donos da casa seguiram trocando passes e procurando espaços para marcar o gol da virada, enquanto o Belo teve chances com Henrique Dourado aos 15, numa finalização bloqueada pela defesa, e aos 29, em um chute que o goleiro Rafael Santos defendeu.
Na volta do intervalo, o Belo voltou arriscando mais jogadas ofensivas e pressionando a defesa da Lusa, mas não conseguiu concluir em gol. Já a Portuguesa conseguia manter a posse de bola mas sem muita ofensividade, tendo dificuldade em atacar os espaços. Com o passar da segunda etapa, ambas as equipes cansaram e baixaram bastante o ritmo de jogo, que terminou mesmo empatado e foi para as penalidades.
Penalidades
A Lusa iniciou as cobranças com o atacante Maceió, que bateu rasteiro no canto para boa defesa do goleiro Wallace. Já o Belo fez sua primeira cobrança com o volante Gama, que converteu para o gol. Guilherme Portuga fez a segunda cobrança da Lusa, enquanto Guilherme parou no goleiro Rafael Santos. Fernando Henrique e Eduardo marcaram para a equipe paulista, enquanto Reniê e Falcão converteram para o Belo. Por fim, Rildo mandou a bola na trave na quinta cobrança, enquanto Tallyson converteu e garantiu a classificação do time paraibano.
Blog do Alisson Nascimento